‹
›




›
‹
×
Painel com Pássaro, Séc. XVII
Período: Século XVII
Dimensões: 70 x 70 cm
Raro painel de azulejos do século XVII, onde se destacam as cores tradicionalmente utilizadas nesta época, o azul, o amarelo e o branco. Esta composição encontra-se emoldurada com dupla barra de elementos geométricos designados por “Dente de lobo”, e enxaquetados brancos e verdes. Ao centro destaca-se um elemento zoomórfico, de uma estilização de cegonha, que no seu bico segura uma corda de onde pendem uma ânfora e uma vasilha de pedra.
Na simbologia cristã a ânfora, utilizada na época romana para o armazenamento de vinho, pode ser relacionada com o sangue de Cristo, por outro lado, a vasilha de pedra, utilizada nas cerimónias judaicas de purificação, simboliza a virtude e a divindade de Jesus.
A Cegonha, sobretudo no Cristianismo primitivo, era considerada um símbolo de humildade, bondade e lealdade, sendo também associada à imagem da Virgem Maria. É possível, também, relacionar esta representação com o primeiro milagre de Jesus, descrito no Evangelho de S. João (J, 2, 1:11), quando transforma a água em vinho no célebre episódio das Bodas de Canaã.
Está interessado neste produto?